15 Jan 2016

Como conseguir manter a Motivação até ao fim dos Objectivos

MOTICAÇAO
Acontece com bastante frequência, começar-mos um percurso com a intenção de atingirmos um objectivo, cheios de força e de vontade, ânimo e entusiasmo mas que depois, passados uns dias, permanecer motivado da mesma maneira não se torna tarefa fácil.
A rotina muda, algo acontece, o telefone toca, e tu hoje não fazes, e depois voltas a falhar outro dia, e no outro, e agora a motivação já se foi e tu sentes-te desanimado. Um sabor a fracasso substitui a tua motivação.
Se conseguires novamente a motivação, vais continuar e vais lá chegar à tua meta, ao teu objectivo.
A escolha é tua.
Uma ajuda fundamental é o compromisso. Se te comprometeres publicamente a um amigo, aos colegas de trabalho, aos familiares, vais sentir a responsabilidade do fazer, do nunca desistir. Outra,  é substituir os pensamentos negativos por pensamentos positivos. Monotorizar os pensamentos e reconhecer as vezes que um pensamento negativo se aproxima e substitui-lo por algo positivo é cumprir uma meta da motivação. Algo como “É muito difícil” por “Eu consigo fazer isto!” ou na pior das hipóteses “se os outros conseguem, então eu também consigo!”
Foque-se nos aspectos positivos do seu objectivo. Por exemplo: “acordar cedo faz-me aproveitar mais o meu dia e fazer exercício faz-me sentir cheia de energia e força” em vez de “acordar cedo para ir correr é tão difícil… tenho sono…” . Os benefícios, são algo que te vão energizar, que vão fazer sentir-te bem.
A partilha com alguém das pequenas conquistas, além de prazeroso para sim, faz com que o compromisso se mantenha, por isso, comprometa-se.
Gratidão,
Ana

Leave a Comment