11 Fev 2016

Diferenças entre COACHING e TERAPIA

Quais são as diferenças entre o Coaching e a Terapia? O Coaching é uma terapia?
Muitos têm esta dúvida e eu passo a esclarecer:

O Coaching é um processo que tem como objectivo primordial aumentar o potencial máximo de cada um de nós. Pegar em Objectivos, trabalhá-los, ultrapassando obstáculos para que se atinjam os Resultados/Metas/Sonhos que pretendemos alcançar.

A Terapia tem como processo o tratamento de situações emocionais e/ou mentais para desbloquear padrões de comportamento que de alguma forma limitam ou dificultam a vida. Muito frequentemente, a terapia foca-se em situações do Passado, identificando a origem desses padrões, trabalhando no seu desbloqueamento e libertando emoções negativas associadas.

Coaching não é Terapia. Coaching pega em situações do Presente e potência-as para os Resultados e os Sucessos do Presente e do Futuro.

A Terapia trabalha em situações negativas e o Coaching trabalha em situações positivas. A Terapia transforma o Passado Negativo em desbloqueio Positivo, o Coaching potência o que é Positivo em algo muito Mais Positivo. São processos independentes. Podem eventualmente ser complementares, onde termina a Terapia começa o Coaching. Depois de tratar processos negativos que limitam a vida, posso potenciar ao máximo aquilo que sou e pretendo alcançar.
Espero ter ajudado. Alguma dúvida a este respeito e a qualquer outro sobre o processo do Coaching, não hesite em contactar-me.
Com gratidão
Ana